Life of the Party
A Essência da Festa

Ben Edlund

13/04/2004

O Dia das Bruxas se aproxima e apesar da Wolfram & Hart ter a reputação de dar a melhor festa da cidade, pessoas/demônios importantes não estão confirmando presença. Lorne, atolado de trabalho e preocupado com a situação, se faz valer de um recurso oferecido pela firma: tem seu sono removido magicamente e já não dorme há um mês.

Ele então reúne toda a Fang Gang (incluindo Spike) para explicar o quanto é importante dar uma festa de sucesso. No entanto, Angel acha ótimo que certas pessoas não compareçam, pois são más — e ele detesta festas, de qualquer modo.

Wesley e Fred estão trabalhando em um projeto (uma arma que mistura tecnologia e feitiços) e não pensam em comparecer e Spike acha que é ridículo dar uma festa de Halloween, pois neste dia é de tradição que os verdadeiros monstros não saiam de casa:*

No meu tempo nenhuma criatura que se desse ao respeito saia na véspera do dia de Todos os Santos (All Hallow's Eve = Halloween). Deixávamos isto para os exibidos, os idiotas que tinham que se fantasiar e tentar serem assustadores.

*Spike já havia comentado sobre esta tradição no episódio All The Way de Buffy, quando ele próprio ficou (ou pelo menos tentou ficar) em sua cripta assistindo à The Great Pumpkin (Snoopy, Charlie Brown & cia) na TV.

Apenas Gunn concorda com Lorne sobre os benefícios que o evento pode trazer para a firma, mas no final, todos acabam concordando em ajudar.

O [Arquiduque Sebassis], poderoso comandante de 40 legiões, é uma das personalidades que não haviam aceitado o convite, fazendo com que Angel e Lorne o procurem a fim de convencê-lo a comparecer à festa. Na casa de Sebassis, Angel e Lorne são recebidos pelo próprio Arquiduque e seu braço-direito Artode. Quando Angel não demonstra muito esforço em reiterar o convite, Lorne compensa, puxando o saco de Sebassis um pouco além da conta e o Arquiduque finalmente concorda em ir à festa. Quando os demônios estão a sós, Artode comenta que não confia em Angel, e Sebassis garante que vai preparado — isto é, bem armado.

À noite, durante a festa, Lorne repara que Fred e Wesley — que estão fazendo ponto na mesa dos salgadinhos — não estão se divertindo muito e manda os dois ficarem bêbados; em seguida vai buscar Angel em seu escritório, onde o vampiro está assistindo a um jogo de hockey.

Enquanto isto, no salão lotado — entre os convidados estão os [Irmãos Fell] — Harmony tenta convencer Spike a dançar com ela, mas o vampiro só reclama, dizendo que nem sabe por que está ali. Quando está indo embora, o vampiro encontra pelo caminho Lorne, que finalmente conseguiu tirar Angel do escritório. Spike comenta que a festa está "morta" e o demônio verde pede para Spike ser "mais positivo".

Neste momento, Sebassis chega com seus acompanhantes, incluindo Artode, e Lorne manda Angel recebê-los e ser gentil com eles e o vampiro é exageradamente simpático com todos. Lorne comenta sobre o paletó verde que Artode está vestindo e este revela que é [pyleano] "talvez alguém que você conheça."

As coisas começam a ficar realmente estranhas quando Lorne se aproxima de Angel e Eve, que conversam desanimadamente sobre a festa, e brinca que há uma tensão sexual muito forte entre os dois e que eles deveriam "procurar um quarto"; no momento seguinte, Angel e Eve estão se agarrando no escritório do vampiro.

Já Wes e Fred estão completamente bêbados (apesar dela não ter bebido nada e ele, só um pouco de cerveja), Spike não para de dizer que é a melhor festa de que já participou na vida e Gunn... a quem Lorne havia aconselhado no dia anterior a "marcar seu território", está urinado em todo lugar... marcando território. Juntando todos os fatos, Wesley e Fred (mesmo bêbados) se dão conta que tudo o que Lorne sugere está se tornando realidade.

Wesley, Fred, Gunn e um animadíssimo Spike levam Lorne para o escritório de Angel e lá encontram o vampiro e Eve nus, transando atrás do sofá. Após a surpresa (e de Spike cumprimentar Angel por ele estar se dando bem), Lorne conta que teve seu sono removido e esta deve ser a causa do problema. Angel manda Lorne ficar no escritório e não falar mais nada, manda Gunn voltar para o salão para ver se há mais problemas (o alegre Spike havia se oferecido, sem sucesso), manda Wes e Fred descobrirem o que está acontecendo e qual a solução e manda Eve... ficar para mais uma rodada de sexo.

As coisas pioram quando Artode aparece morto no banheiro e Sebassis acusa Angel de ser o assassino.

Após alguma pesquisa, Wesley e Fred chegam a conclusão de que a falta de sono em médiuns como Lorne fazem com que eles, que são capazes de ler o futuro das pessoas, comecem a escrever o futuro; e mais grave ainda — seus subconscientes acabam se materializando.

No saguão, mais um morto aparece — um convidado que estava fantasiado de "humano" - usando uma máscara feita de pele humana — fato que havia deixado Lorne horrorizado no começo da festa. Com todos no salão e Angel prestes a ser morto pelo Arquiduque, Lorne tenta evitar o pior revelando que a causa de tudo o que está acontecendo é ele e não Angel. Sebassis então decide matá-lo, até que o subconsciente de Lorne se manifesta — um Lorne fortudo e grandão (a cara do Hulk) e ataca Sebassis. Angel e Gunn tentam segurá-lo, sem sucesso, até que Fred e Wesley adentram o salão trazendo o sono de Lorne e o injetam de volta nele; Lorne-Hulk então desaparece.

No escritório de Angel, deitado no sofá, Lorne confessa que estava se matando de trabalhar pois tinha medo de ser despedido por não estar fazendo nada de útil, como as outras pessoas da Fang Gang. Angel o consola e então sai, para que o pobre demônio verde possa descansar.

The Cautionary Tale of Numero Cinco
A História do Numero Cinco

Jeffrey Bell

20/04/2004

Angel está desanimado; mesmo tendo a infra-estrutura da poderosa Wolfram & Hart para combater o mal ao seu dispor, ele começa a colocar em dúvida seu status de Campeão. É neste estado de espírito que ele enfrenta o demônio Asteca Tezcatcatl, que voltou à Terra no Dia dos Mortos mexicano (2/11), para buscar corações de pessoas que praticaram algum ato heroico.

Tezcatcatl, na sua última passagem pelo nosso mundo, havia sido derrotado por cinco irmãos mexicanos, sendo que somente um deles sobreviveu e foi trabalhar na Wolfram and Hart (como responsável pela correspondência) — Número Cinco, como é conhecido, após a morte dos irmãos desistiu de tudo e arranjou um emprego na firma maligna, pois chegou a conclusão que fazer o bem não fazia muita diferença.

Quando Angel vai investigar algumas mortes estranhas, ele é atacado por Tezcatcatl, mas o demônio não arranca seu coração. Wesley acha que é porque o coração de Angel já não está mais em seu trabalho.

Spike aparece no laboratório de Fred e comenta o quanto Angel está mau-humorado; Fred diz que ser um Campeão não é fácil e que Spike deve saber disto. O vampiro diz que não, não sabe mesmo e Fred afirma que ele é um Campeão, que morreu salvando o mundo. Spike diz que não fez nada, só ficou parado esperando pelo fogo, mas Fred lembra que ele salvou a vida dela (Just Rewards), o que faz Spike (que nunca havia se visto como um Campeão) ficar pensativo.

Quando Wesley está em seu escritório pesquisando Spike aparece e, bancando o desinteressado, pergunta sobre a profecia [Shanshu] e Wes explica do que se trata — que um vampiro com alma, após ter um papel importante em um apocalipse, viverá de novo. Spike quer saber se o nome de Angel é citado e Wesley diz que não, que a profecia fala de um vampiro com alma, qualquer vampiro com alma — que não seja fantasma. Spike caçoa, dizendo que profecias são bobagens para fazer com que vampiros se comportem bem e que Angel disse que não acredita nelas. Wesley então é chamado por sua secretária, deixando Spike sozinho na sala; ele passa sua mão com carinho na capa do livro sobre a Shanshu.

Wesley descobre tudo sobre Tezcatcatl e Gunn encontra na firma um contrato que o demônio assinou, que permite que ele volte à Terra de 50 em 50 anos à procura de um talismã que lhe dará poderes infinitos e que este objeto está sob a guarda de um herói — de geração em geração, ele deve ser passado para um herói. Spike sugere que o ponto fraco do demônio é seu coração e acerta em cheio.

Wesley, preocupado com Angel, fala que Spike disse que ele não acredita mais na Shanshu. Angel confirma o que Spike disse, que elas são bobagens e que não importa se ele acredita nelas ou não. Wesley não concorda, ele acha que a Shanshu significa esperança, que pode ajudar Angel a não se transformar em um Número Cinco.

No final, o demônio é derrotado por Angel, Número Cinco e seus quatro irmãos mortos (que foram convocados por Número Cinco) e o talismã, que estava com Número Cinco (ele morre), é passado para Angel, que por sua vez, o repassa para Wesley, para ele guardar. Então, Angel vai até o escritório de Wes e escolhe para ler o livro sobre a profecia Shanshu.

Lineage
Descendência

Drew Goddard

27/04/2004

O pai de Wesley, o [Guardião] Roger Wyndham-Pryce, aparece em Los Angeles a fim de testar o filho: ele e os colegas que se salvaram da matança promovida pelo [Primeiro Mal] estão pensando em reativar o Conselho dos Guardiões e Roger quer que Wes volte a fazer parte da instituição.

Ao mesmo tempo, a Wolfram and Hart é atacada por robôs ninjas, que estão atrás do Cajado de Devosynn, objeto que extirpará de Angel seu livre arbítrio, tornando-o um mero escravo.

No final, a Fang Gang descobre que quem estava por trás do ataque era o próprio Roger e quando este está tentando escapar e toma Fred como refém, Wesley atira no pai e o mata — então revelando que na verdade "Roger" era apenas um robô. O fato de ter atirado no próprio "pai" — com quem nunca teve uma boa relação — deixa Wesley bastante abalado.

***

A participação de Spike neste episódio é mínima. Em uma cena, ele está observando Angel, Fred e Eve discutirem sobre um robô que eles conseguiram capturar; Fred observa que eles são parte humanos e Spike comenta sobre "humanos cruzando com robôs". Angel e Fred encaram o vampiro incorpóreo e Spike continua: "transar com robôs é uma coisa mais comum do que vocês imaginam..." Close em Eve com uma cara de culpada... Lembram da [Buffybot]???

Mais tarde, Spike aparece para Eve num dos elevadores da firma. O vampiro diz à garota que sabe que ela tem estado observando-o e que há alguma coisa por trás disto; Spike também quer saber por que os Sócios Majoritários não o liberam, já que o amuleto era uma armadilha destinada a Angel, ao que Eve responde com uma pergunta: "O que o faz pensar que o amuleto era para Angel?" Neste momento, o alarme toca — são os robôs ninja que estão atacando. A energia é cortada e Eve fica presa no elevador. Spike a deixa sozinha e vai ver o que está acontecendo.

No saguão, Gunn está quase morrendo nas mãos de um ninja robótico, que o está sufocando com uma corrente. Spike, não tendo um corpo material, não pode fazer nada, a princípio; porém, após alguns segundos se concentrando, ele consegue dar um soco no robô e o coloca fora de ação.

Quanto à Eve, depois que a confusão acaba Spike avisa Angel que ela está presa no elevador; Angel manda ele chamar a manutenção, mas Spike argumenta que não sabe onde fica...

Mais tarde, após Wesley ter atirado no falso pai, Angel tenta consolá-lo dizendo que ele próprio matou o seu pai logo após se transformar em vampiro e Wes acha que as duas situações não podem ser comparadas. Quando ele deixa a sala de Angel, é a vez de um preocupado e sério Spike consolá-lo; mas após algumas palavras, só o que Wesley quer é sair rapidinho da presença do vampiro...

Spike: Soube o que aconteceu lá em cima, teve que matar o seu pai e tudo... Não sei se você ficou sabendo, mas... eu matei a minha mãe. Na verdade, eu já a tinha matado e daí ela tentou transar comigo, então eu tive que-*
Wesley: Obrigado. Eu... é um conforto saber. É.

*A história de Spike e a mãe que ele teve que matar foi contada no episódio Lies My Parents Told Me de Buffy, A Caça-Vampiros.

Destiny
Destino

David Fury
Steve DeKnight

04/05/2004

Flashback
Hotel Royal London, Inglaterra, 1880

Um quarto de hotel em Londres. Drusilla apresenta o recém-transformado Willy (Spike) para Angelus; vários corpos estão jogados pelo local. Darla não está presente, o Mestre tinha mandado chamá-la. Angelus diz para o novato que estava mesmo precisando de um amigo para compartilhar as matanças, estava cansado de estar só entre mulheres.

Los Angeles
Presente

Angel está a caminho de seu escritório e Spike vem logo atrás dele reclamando que não tem uma sala, mas Angel se recusa a lhe arrumar uma porque Spike não trabalha na firma, apenas "assombra" o lugar. O vampiro oxigenado sugere que lhe seja dada a sala de Wesley, já que "ele foi embora", e Angel o corrige; Wes está apenas de licença:

Spike: É... grande coisa... pensou que matou o pai. Tente estaquear a própria mãe quando ela está dando em cima de você!
Harmony: Bem... isto explica muita coisa.
Spike: Olha, isso foi a muito tempo atrás. Ela estava fora de si.

Harmony avisa Spike que chegou uma caixa endereçada a ele; quando ela a abre, de dentro se origina um flash. Os dois vampiros acham que não foi nada, até que Spike tenta atarvessar a porta da sala de Angel e bate com a cara nela — ele está corpóreo novamente! Ao mesmo tempo, todos os telefones começam a tocar sem parar, os computadores enlouquecem. Angel, que ouviu a pancada na porta, abre-a e dá de cara com Spike; este, imensamente feliz em ter seu corpo de volta, apalpa Angel, toma de suas mãos uma caneca de sangue e a toma com gosto — "é ambrosia!"*, diz ele — e abraça com entusiasmo Gunn, que acabou de chegar. Em seguida, beija Harmony e a leva para transar numa outra sala — cujo ocupante, Reese, Spike enxota de lá.

*Na mitologia greco-romana, era o alimento dos deuses; virou sinônimo de comida deliciosa.

Logo em seguida, Reese vai até a sala do xerox e acaba morto por um funcionário enlouquecido "com a falta de toner"...

Após uma matança em um casamento, Angelus e William estão numa carruagem (a noiva morta ao lado dos vampiros). William diz que Drusilla é especial, que o trouxe ao mundo, aonde é seu lugar — Dru é seu destino. Angelus comenta que Dru é louca e William, ofendido, diz que ela mantém sua criança interior, ao que Angelus responde: "A estas alturas, umas duas ou três..."

Eve conta a Angel, Gunn e Fred que tudo o que está acontecendo está relacionado com a profecia Shanshu, que prediz que um vampiro com alma, terá um papel importante no apocalipse. Ao conseguir sua alma de volta e morrer salvando o mundo, Spike se tornou um Campeão — o segundo vampiro com alma Campeão — provocando um grande desequilíbrio na ordem das coisas.

Spike e Harmony estão no meio da transa em cima da mesa quando a vampira começa a chorar sangue e fica extremamente agressiva; ela morde seu parceiro no pescoço, dizendo que ele está a usando, que o que ele realmente queria era estar "com sua Caça-Vampiros vagabunda". Spike, surpreso e chocado com o que acabou de ouvir, a empurra para longe e Harmony desmaia.

Spike vai contar o que está acontecendo para a Fang Gang e eles confirmam que há uma onda de agressividade ocorrendo em todo o lugar. Eve volta a explicar sobre o problema de se ter dois vampiros com alma Campeões, dizendo que "a cidade" não é grande o suficiente para os dois. Spike diz que tudo bem, ele irá então para a Europa. Eve esclarece que por "cidade" quis dizer esta dimensão. Gunn aparece e revela que a [Sala Branca] e o grande felino que habita nela desapareceram — não há mais como contatar os Sócios Majoritários. O agora poderoso advogado comenta que eles precisam de um especialista em profecias urgentemente, já que não podem contar com Wesley.

[Rutherford Sirk] é então chamado e dá mais detalhes sobre a Shanshu, tirados direto do original e não uma tradução, como fez Wesley. Ele diz que o mundo continuará em desequilíbrio até que o vampiro com alma ao qual a profecia se refere beba do [Cálice do Tormento Perpétuo]. Ele acrescenta que quando isto acontecer, o vampiro vai ficar louco até que destrua ou salve a Criação e então, o passado será lavado e ele se tornará humano novamente. Angel e Spike querem saber quem é o escolhido. Sirk explica que o Campeão é predestinado e beberá do Cálice de um jeito ou do outro e que o objeto em questão está num lugar chamado As Colunas, no deserto de Nevada (Death Valley). Angel diz que conheceu o lugar, era um teatro que foi parcialmente soterrado após um terremoto em 1938. Quando todos se dão conta, Spike não está mais na sala.

Spike está seguindo para Nevada com o Viper vermelho de Angel*, enquanto que este o segue em um GTO.

*A música que Spike está ouvindo é [Too Drunk to Fuck], da banda punk [Dead Kennedys].

William pega sua Drusilla transando com Angelus. Ela pergunta a um magoado William se ele sentiu sua falta e Angelus, irônico, diz que certamente que sim, já que ela é o destino de William.

Spike e Angel encontram o tal Cálice e começam a brigar por ele; Spike diz que é para ele beber do cálice:

Você teve a alma colocada à força, como uma maldição. Para fazer com que sofresse por todas as coisas horríveis que fez. Mas eu... eu lutei pela minha alma. Passei por testes. Quase me matou dezenas de vezes, mas eu continuei lutando. Porque eu sabia que era a coisa certa a se fazer. É o meu destino.

A luta continua, feroz. Spike diz a Angel que ele trocou sua capa de super-herói por uma cadeira confortável na Wolfram & Hart. Angel retruca que a vida é bem mas complicada e que ele, Willy, sempre foi muito simples.

William parte para cima de Angelus, dizendo que ele sabia que Drusilla era sua, que os dois ficarão juntos para sempre. Angelus o segura e faz o pupilo sentar-se na cama, sentando-se ao seu lado em seguida. Ele ensina "Willy" (Spike pede que ele o chame de William e Angelus sugere que ele procure um nome mais "amaeçador") que eles podem ter tudo o que quiserem, mas nunca possuirão nada de seu.

Spike e Angel continuam lutando; enquanto bate em Angel, Spike desabafa:

Toda vez que você olha para mim... você vê todas as coisas sujas que eu fiz, todas as vidas que tirei... por sua causa! Drusilla me transformou em vampiro... mas você... você fez de mim um monstro.

Angel alega que apenas abriu a porta para o real Spike sair, mas Spike não concorda, dizendo que ele jamais o conheceu de verdade:

Muito ocupado tentando ver o seu próprio reflexo... rezando para que houvesse alguém tão nojento quanto você no mundo, para que pudesse agüentar viver consigo mesmo. Olhe bem para mim, herói. Eu não sou nada parecido com você!

Angel retruca dizendo que é por causa disto que Buffy nunca o amou, o que deixa Spike furioso; ele pergunta se quando os dois estavam transando, Angel acha que ela pensava nele? Os dois continuam a brigar, até que Spike Spike consegue pegar um pedaço de madeira e atingir o rival — no ombro. A explicação para ter poupado sua vida é que ele não gostaria de ter que ouvir "ela" reclamar sobre o acontecido.*

*Buffy...

Spike então vai até o Cálice e Angel o adverte que aquilo não é um prêmio e sim um fardo, se ele entende o que é destino e se Spike o quer só porque é dele. Spike diz que é um pouco dos dois e toma o líquido; para sua surpresa, é apenas o refrigerante Mountain Dew.

Na Wolfram & Hart, as coisas voltam ao normal; os telefones param de tocar, os computadores funcionam normalmente e as pessoas que tinham tido um ataque de loucura (entre elas Harmony e Gunn), se recuperam.

Quando Angel chega na firma, ele diz para Fred que a razão de estar todo ensangüentado é porque "caiu de uma escada." O vampiro conta que o tal Cálice foi uma farsa; Spike chega logo depois, também sujo de sangue e Fred só comenta "escada, é?" Spike avisa que Sirk desapareceu.

Mais tarde, Eve revela para a Fang Gang que o caos instalado em nossa dimensão passou porque os Sócios Majoritários conseguiram intervir, mas que eles estão furiosos — e o problema dos dois vampiros com alma ainda continua.

Spike convida Gunn para irem beber juntos, mas o advogado diz que está com muita dor de cabeça (Fred bateu nele porque ele atacou Eve em seu acesso de loucura); Spike deixa a firma sozinho. Gunn nota que Angel está chateado; o vampiro diz que é porque Spike o venceu na disputa, que o outro vampiro queria beber do cálice mais do que ele. O que isto significaria? Gunn acha que não significa nada, mas, Angel insiste: e se ele não é o escolhido?

Enquanto isto, em sua casa, Eve está na cama com [Lindsey McDonald], agora com o corpo todo tatuado com runas. Parece que toda história do Cálice do Tormento foi coisa inventada pelos dois — sem o conhecimento dos Sócios Majoritários.


[anterior][próxima]