Joss Whedon Fala Sobre Spike e Buffy
 
 

Comentários feitos pelo criador da série Buffy, A Caça-Vampiros sobre o episódio Chosen (DVD sétima temporada)

Cena: Angel (David Boreanaz) e Buffy (Sarah Michelle Gellar) no cemitério, Angel resmunga sobre Spike ter uma alma e estarcom Buffy

"...e David fazendo aquilo que eu mais gosto: sendo infantil. Toda vez que Angel é infantil, acho que ele está no seu melhor. E adorei o fato que aproveitei o cemitério, o lugar onde achei que Buffy e Angel deveriam deixar o relacionamento deles nesta série, porque é um lugar simbólico para Buffy, o cemitério mais do que tudo."

"...outra parte complicada em escrever este episódio foi  como colocar Angel e Spike juntos na mesma série, fazer com que ela (Buffy) demonstrasse sentimentos pelos dois e não fazer com que ficasse parecendo a rainha das putas da putolândia, como a própria Marti (Noxon) diria. Foi difícil e gostaria de deixar claro que eu tinha que fazer isto no mesmo ato, que no final dele — bem, antes do primeiro ato terminar — ela está dormindo com Spike."

"...Esta saída de Angel foi designada para servir como espelho da primeira saída dele, ele entrando na escuridão. Alguma coisa que se espera fosse simbólica o suficiente e algo que desse às pessoas esperança de que Buffy e Angel poderiam um dia funcionar, porque alguns fãs — agora eu me dei conta não muitos, mas há alguns deles que sentem que o romance Buffy/Angel era importante — e eu que achava que Parker tinha sido o mais importante relacionamento da vida dela... Outras pessoas discordam, tudo bem... acho que podem, eles se importam com a coisa do Angel, algumas pessoas se importam com a coisa do Spike, não sei porque nós não poderíamos colocar o Parker lá, também, mas aparentemente, não, sabe, tanto faz... Então, aquela minoria barulhenta que se importa com Buffy e Angel significou que a gente tinha que usá-lo."
 

Cena: porão da casa de Buffy; Spike e Buffy conversam, dormem juntos

Angel

"...Foi confuso para nós porque tivemos que pular de um para outro e foi confuso para ela, mas Spike era a pessoa na vida dela naquele momento. Aquele desenho* é uma criação minha e muitas pessoas da equipe ficavam perguntando 'por que ele detesta o Butthead?' e eu: 'Oh, é para ser Angel!', foi uma coisa que eu fiz no dia, não estava no roteiro..."

*O desenho a que Joss se refere é aquele que estava colado no saco de areia que Spike estava surrando — Angel (mal) desenhado por Spike.

"...O grande Marsters, tem uma química com Buffy que é completamente diferente da de Angel, e diferente da de David e funciona muito, muito bem. Ele está mais no nível de Buffy, ele — as vulnerabilidades deles se sobressaem e eu não digo isto apenas em relação aos personagens, mas como atores, juntos, e isto realmente funciona, funciona em um nível diferente. A relação deles, claramente passou por muita coisa, muito mais do que a relação dela com Angel, e você sente a história destes dois e eles trazem isto para o set. Eles apareciam para trabalhar e esta era a razão pela qual continuamos a vir trabalhar, porque eles vinham. E James — a habilidade de mudar num segundo é uma coisa rara em um ator, de incrivelmente nobre ou amedrontado para completo bobo e desarmado. Ele faz isto todo tempo. Você ficaria admirado em saber que muito poucas pessoas podem fazer isto e a última pessoa que eu esperaria que fosse capaz de fazê-lo seria um ator de teatro e ainda ele tem a habilidade, ele pode ir de Drácula a Jack Benny* num piscar de olhos, esta é uma das razões de eu adorá-lo. Isto e o cabelo brilhante, brilhante."

*Humorista americano

"...A ideia por trás deles dormirem juntos é muito importante. Era de que na relação deles havia muita confiança, que era física e romântica, mas não sexual. Isto foi, é claro, em resposta à questão do estupro que surgiu no ano passado quando ele tentou estuprá-la porque não entendia os limites da relação entre eles. Ele não tinha alma, mas, tendo conseguido a sua e tendo lutado para se tornar uma pessoa, nós queriamos dizer que este homem podia ser redimido do que fez — não, e eu já disse isto antes, não da maneira Luke-e-Laura-ele-a-estupra-e-eles-se-casam*, não da maneira está-tudo-perdoado, apenas dizendo que 'ele ainda é um ser humano que fez uma coisa errada e nós ainda o consideramos um ser humano' — acho que é uma mensagem muito importante, que a relação deles devia ser complicada e ainda chegar a um ponto onde existisse confiança, sem dizer 'certo, eles vão se tornar amantes novamente', porque acho que isto seria errado. Acho que seria a mensagem errada. Acho que é uma linha muito fina."

*Luke e Laura são personagens da novela americana General Hospital; há muitos anos (cada novela americana está no ar há mais de 20 anos), Luke estuprou Laura, mas com o passar do tempo eles fizeram as pazes e se casaram.

"...'Estou me afogando em sapatos', apenas uma daquelas falas que fazem você ficar feliz em ser roteirista, em poder escrever algo tão tolo e colocar no ar."
 

Cena: Buffy desce ao porão, Spike, que estava sentado na cama observando o amuleto, se levanta, vai até ela e os dois, frente a frente, se olham; então corta-se para outra cena.

"... e esta eu não sabia se iria usar os dois e para mim é quase a mais importante cena no episódio, porque mostra o mistério da relação dos dois, é a cena onde eu queria que o público preenchesse o espaço em branco. Eu queria que o que você quisesse que tivesse acontecido, tivesse acontecido. Se as pessoas acreditaram que na última noite que passaram juntos, eles fizeram amor, ótimo. Se as pessoas acreditaram que na última noite deles juntos, eles conversaram a noite toda, se as pessoas acreditaram que eles brigaram, ótimo. O que fosse, estava a cargo da imaginação do telespectador. O telespectador ganhou este direito e eu adoro esta natureza analítica, que deveria haver trabalho para o telespectador fazer, emocionalmente falando, acho que isto faz as coisas mais texturizadas e aquela cena dos dois olhando um para o outro, eu acho linda."
 

Cena: Na Boca do Inferno, o amuleto começa a funcionar; os Turok-Hans (vampiros) começam a ser destruídos

"...A luz do sol bate em Spike, a luz do sol é canalizada através de Spike e a coisa fica ruim. Algumas cenas da linguagem corporal destes vampiros, novamente CGI, muito bem feitas. A ideia da alma como a coisa que o eleva e o mata pareceu ser um bom encerramento e novamente indo do épico para o humorístico, num piscar de olhos, este é o nosso garoto (James)."
 

Cena: Buffy e Spike, mãos dadas, pegando fogo. Morte de Spike.

"...Esta foi uma cena interessante porque James e Sarah chegaram nela vindos do lugar errado, realmente. Eles estavam atuando levando em conta as coisas caindo ao redor deles, o terror, e eu disse que o que eu queria é que eles se distanciassem completamente de tudo e expliquei como o som iria baixar. <mãos dadas, em chamas> Esta é uma imagem romântica dos dois — nós fizemos isto com fogo de verdade, mas as mãos foram cobertas com gel e ficou aparecendo, então acabou sendo usado CGI e ficou lindo. Achei que foi um toque legal sobre a relação dos dois. O que eu basicamente disse a eles foi 'mostrem o romance, esteja orgulhosa dele, o ame quando diz que o ama, a ame quando você diz que ela não ama você. Esqueçam que o mundo está desmoronando, naquele instante ele não existe.' É um truque cinematográfico, mas emocionalmente funciona. Eu fiquei surpreso que eles não haviam chegado neste ponto, porque, geralmente com nós três,  nós chegamos à uma cena exatamente no mesmo lugar e desta vez foi um pouco diferente. No final, Sarah disse 'se você tem o que você acha que precisa, acho que deveriamos continuar, porque não estou muita certa se entendi como isto funciona.' Mas eu olho para os dois juntos e, sabe, o trabalho deles foi tremendo, mas faz parte de fazer TV e filmes — algumas vezes você vai conseguir uma tomada de um ator que te deixa maravilhado e eles dizem 'oh, eu não senti a coisa,  podemos repetir' e eu, 'você acabou de me dar ouro', 'mas eu não senti isto', e eu 'o público vai sentir'. Algumas vezes você pode deixar que repitam e às vezes você apenas diz 'acredite em mim, o público vai sentir a emoção, porque eu senti.' Outra imagem linda, nosso garoto (James) indo embora, apesar de que todo mundo já soubesse que ele ia estar em 'Angel.'"
 


HOME