Cena:
Angel (David Boreanaz) e Buffy (Sarah
Michelle Gellar) no cemitério,
Angel resmunga sobre Spike ter uma alma
e estarcom Buffy
"...e David
fazendo aquilo que eu mais gosto: sendo
infantil. Toda vez que Angel é
infantil, acho que ele está no seu melhor. E
adorei o fato que aproveitei
o cemitério, o lugar onde achei que Buffy e
Angel deveriam deixar
o relacionamento deles nesta série, porque é
um lugar simbólico
para Buffy, o cemitério mais do que tudo."
"...outra parte
complicada em escrever este episódio
foi como colocar Angel
e Spike juntos na mesma série, fazer com que
ela (Buffy) demonstrasse
sentimentos pelos dois e não fazer com que
ficasse parecendo a rainha
das putas da putolândia, como a própria
Marti (Noxon) diria.
Foi difícil e gostaria de deixar claro que
eu tinha que fazer isto
no mesmo ato, que no final dele — bem, antes
do primeiro ato terminar —
ela está dormindo com Spike."
"...Esta saída
de Angel foi designada para servir como
espelho da primeira saída dele,
ele entrando na escuridão. Alguma coisa que
se espera fosse simbólica
o suficiente e algo que desse às pessoas
esperança de que
Buffy e Angel poderiam um dia funcionar,
porque alguns fãs — agora
eu me dei conta não muitos, mas há alguns
deles que sentem
que o romance Buffy/Angel era importante — e
eu que achava que Parker tinha
sido o mais importante relacionamento da
vida dela... Outras pessoas discordam,
tudo bem... acho que podem, eles se importam
com a coisa do Angel, algumas
pessoas se importam com a coisa do Spike,
não sei porque nós
não poderíamos colocar o Parker lá, também,
mas aparentemente, não, sabe, tanto faz...
Então, aquela
minoria barulhenta que se importa com Buffy
e Angel significou que a gente
tinha que usá-lo."
Cena:
porão da casa de Buffy; Spike e Buffy
conversam, dormem juntos

"...Foi confuso
para nós porque tivemos que pular de um para
outro e foi confuso
para ela, mas Spike era a pessoa na vida
dela naquele momento. Aquele desenho*
é uma criação minha e muitas pessoas da
equipe ficavam
perguntando 'por que ele detesta o
Butthead?' e eu: 'Oh, é para
ser Angel!', foi uma coisa que eu fiz no
dia, não estava no roteiro..."
*O
desenho a que Joss se refere é aquele que
estava colado no saco
de areia que Spike estava surrando — Angel
(mal) desenhado por Spike.
"...O grande
Marsters, tem uma química com Buffy que é
completamente diferente
da de Angel, e diferente da de David e
funciona muito, muito bem. Ele está
mais no nível de Buffy, ele — as
vulnerabilidades deles se sobressaem
e eu não digo isto apenas em relação aos
personagens,
mas como atores, juntos, e isto realmente
funciona, funciona em um nível
diferente. A
relação deles, claramente passou por
muita coisa,
muito mais do que a relação dela com
Angel, e você
sente a história destes dois e eles trazem
isto para o set.
Eles apareciam para trabalhar e esta era a
razão pela qual continuamos
a vir trabalhar, porque eles vinham. E James
— a habilidade de mudar num
segundo é uma coisa rara em um ator, de
incrivelmente nobre ou amedrontado
para completo bobo e desarmado. Ele faz isto
todo tempo. Você ficaria
admirado em saber que muito poucas pessoas
podem fazer isto e a última
pessoa que eu esperaria que fosse capaz de
fazê-lo seria um ator
de teatro e ainda ele tem a habilidade, ele
pode ir de Drácula a
Jack Benny* num piscar de olhos, esta é uma
das razões de
eu adorá-lo. Isto e o cabelo brilhante,
brilhante."
*Humorista
americano
"...A
ideia
por trás deles dormirem juntos é muito
importante. Era de
que na relação deles havia muita
confiança, que era
física e romântica, mas não
sexual. Isto foi, é
claro, em resposta à questão do estupro que
surgiu no ano
passado quando ele tentou estuprá-la porque
não entendia
os limites da relação entre eles. Ele não
tinha alma,
mas, tendo conseguido a sua e tendo lutado
para se tornar uma pessoa, nós
queriamos dizer que este homem podia ser
redimido do que fez — não,
e eu já disse isto antes, não da maneira
Luke-e-Laura-ele-a-estupra-e-eles-se-casam*,
não da maneira está-tudo-perdoado, apenas
dizendo que 'ele
ainda é um ser humano que fez uma coisa
errada e nós ainda
o consideramos um ser humano' — acho que é
uma mensagem muito importante,
que a relação deles devia ser complicada e
ainda chegar a
um ponto onde existisse confiança, sem dizer
'certo, eles vão
se tornar amantes novamente', porque acho
que isto seria errado. Acho que
seria a mensagem errada. Acho que é uma
linha muito fina."
*Luke
e Laura são personagens da novela americana
General Hospital;
há muitos anos (cada novela americana está
no ar há
mais de 20 anos), Luke estuprou Laura, mas
com o passar do tempo eles fizeram
as pazes e se casaram.
"...'Estou
me afogando em sapatos', apenas uma daquelas
falas que fazem você
ficar feliz em ser roteirista, em poder
escrever algo tão tolo e
colocar no ar."
Cena:
Buffy desce ao porão, Spike, que estava
sentado na cama observando
o amuleto, se levanta, vai até ela e os
dois, frente a frente, se
olham; então corta-se para outra cena.
"... e
esta
eu não sabia se iria usar os dois e para
mim é quase a mais
importante cena no episódio, porque
mostra o mistério da
relação dos dois, é a cena onde eu
queria que o público
preenchesse o espaço em branco.
Eu queria que o que
você quisesse
que tivesse acontecido, tivesse
acontecido. Se as pessoas acreditaram
que
na última noite que passaram juntos,
eles fizeram amor, ótimo.
Se as pessoas acreditaram que
na última noite deles juntos, eles
conversaram a noite toda, se as pessoas
acreditaram que eles brigaram,
ótimo. O que fosse, estava a cargo da
imaginação do
telespectador. O telespectador ganhou este
direito e eu adoro esta natureza
analítica, que deveria haver trabalho para o
telespectador fazer,
emocionalmente falando, acho que isto faz as
coisas mais texturizadas e
aquela cena dos dois olhando um para o
outro, eu acho linda."
Cena:
Na Boca do Inferno, o amuleto começa a
funcionar; os Turok-Hans
(vampiros) começam a ser destruídos
"...A luz do
sol bate em Spike, a luz do sol é canalizada
através de Spike
e a coisa fica ruim. Algumas cenas da
linguagem corporal destes vampiros,
novamente CGI, muito bem feitas. A ideia da
alma como a coisa que
o eleva e o mata pareceu ser um bom
encerramento e novamente indo do épico
para o humorístico, num piscar de olhos,
este é o nosso garoto
(James)."
Cena:
Buffy e Spike, mãos dadas, pegando fogo.
Morte de Spike.
"...Esta foi
uma cena interessante porque James e Sarah
chegaram nela vindos do lugar
errado, realmente. Eles estavam atuando
levando em conta as coisas caindo
ao redor deles, o terror, e eu disse que o
que eu queria é que eles
se distanciassem completamente de tudo e
expliquei como o som iria baixar.
<mãos dadas, em
chamas> Esta é uma imagem romântica
dos dois — nós fizemos isto
com fogo de verdade, mas as mãos
foram cobertas com gel e ficou aparecendo,
então acabou sendo usado
CGI e ficou lindo. Achei que foi um toque
legal sobre a relação
dos dois. O que eu basicamente disse a eles
foi 'mostrem o romance, esteja
orgulhosa dele, o ame quando diz que o ama,
a ame quando você diz
que ela não ama você. Esqueçam que o mundo
está
desmoronando, naquele instante ele não
existe.' É um truque
cinematográfico, mas emocionalmente
funciona. Eu fiquei surpreso
que eles não haviam chegado neste ponto,
porque, geralmente com
nós três, nós chegamos à uma cena
exatamente
no mesmo lugar e desta vez foi um pouco
diferente. No final, Sarah disse
'se você tem o que você acha que precisa,
acho que deveriamos
continuar, porque não estou muita certa se
entendi como isto funciona.'
Mas eu olho para os dois juntos e, sabe, o
trabalho deles foi tremendo,
mas faz parte de fazer TV e filmes — algumas
vezes você vai conseguir
uma tomada de um ator que te deixa
maravilhado e eles dizem 'oh, eu não
senti a coisa, podemos repetir' e eu,
'você acabou de me dar
ouro', 'mas eu não senti isto', e eu 'o
público vai sentir'.
Algumas vezes você pode deixar que repitam e
às vezes você
apenas diz 'acredite em mim, o público vai
sentir a emoção,
porque eu senti.' Outra imagem linda, nosso
garoto (James) indo embora,
apesar de que todo mundo já soubesse que ele
ia estar em 'Angel.'"