APAIXONADO
 

A vida amorosa de Spike, a princípio, se resumia a sua total dedicação e atenção à amada Drusilla, até o dia em que ela o trocou por um demônio do caos. Para curar o coraçãozinho ferido do vampiro, a recém-vampira Harmony apareceu em cena, mas os dois não ficaram juntos por muito tempo, pois um novo amor nasceu no coração (que não bate) de Spike — Buffy Anne Summers, A Caça-Vampiros.


Spike & Dru

Spike está devastado porque sua Drusilla o abandonou, depois de mais de 100 anos de convivência (Lovers Walk); ele retorna à fábrica abandonada em que costumava viver com Dru, em Sunnydale, e lá, enquanto observa parte da coleção de bonecas de sua amada destruída em um incêndio, ele desabafa:
 

Spike: Por que você fez isto, baby? Por quê você me deixou? Nós éramos tão felizes aqui.

Spike  pega uma das bonecas e, como ela o faz lembrar de sua Drusilla, ele bate nela com um candelabro

Spike: Sua... cadela... estúpida! Você não vale nada! Veja o que fez comigo...

Spike sequestra Willow para que ela faça um feitiço de amor; e aproveita para desabafar sua dor para a ela:
 

Spike: Ela apenas partiu. Nem mesmo se deu o trabalho de cortar a minha cabeça ou botar fogo em mim. Quer dizer, é muito pra se pedir? Sabe? Algum sinalzinho de que ela se importava? Foi aquela trégua com Buffy que provocou isso. Dru disse que eu amoleci. Não fui demoníaco o suficiente para o gosto dela. E eu disse que isto não significava nada, eu estava pensando nela o tempo todo, mas ela nem ligou. Então, fomos para o Brasil, e ela estava... estava diferente. Eu dei a ela de tudo: jóias bonitas, vestidos bonitos com garotas bonitas dentro deles, mas nada a fazia feliz. E ela flertaaava! Eu a peguei num banco de praça, aos beijos e abraços com um demônio do caos! Você já viu um demônio do caos? Eles são visco e chifres. Eles são nojentos.

Willow ouve pacientemente — não que ela tivesse outra alternativa:

Spike: Ela só fez isto para me machucar. Então eu disse "eu não vou aturar mais isto." E ela disse "Tá bom". E eu disse, "É, eu tenho uma (não)vida, você sabe!" e então ela disse... ela disse que nós poderíamos continuar a ser amigos. Deus, eu estou tão infeliz! Quer dizer, amigos! Como ela pode ser tão cruel?

E, mais tarde, continua a se lamentar para a mãe de Buffy, Joyce, enquanto ela prepara um chocolate quente para ele:

Spike: Então, lá estou eu dando uma volta no parque, procurando por uma refeição e acontece de eu passar por perto, e ela está aos beijos e abraços com um demônio do caos! E então eu disse, "Sabe, eu não tenho que agüentar isso."  E ela disse, "Tá bem!" Então eu disse "Tá bem, faça o que quiser!" Quer dizer, eu pensei que a gente ia fazer as pazes, sabe.
Joyce: Bem, ela parece bastante irracional.
Spike: Ela é. Ela é doida. É disto que mais sinto falta!
Joyce: Bem, Spike, mesmo quanto duas pessoas parecem certas uma para outra, suas vidas seguem caminhos diferentes. Quando o pai de Buffy e eu...
Spike: Não, isto é diferente. Nosso amor é eterno. Literalmente. Você tem aqueles marshmallowzinhos?


 

Spike & Harmony

Com a vampira Harm, uma relação bastante desarmoniosa:

Harmony: No que você está pensando?
Spike: Só em você, baby.*

*Mentira. Ele estava fantasiando lutar com Buffy.

Harmony: Você é meu carneirinho.

Harmony: Você não vem pra cama?
Spike: Eu não estou cansado.
Harmony: Nem eu. Você não quer vir e... me cansar?
Spike: Harm... Realmente não estou a fim agora.
Harmony: Você nunca está a fim! Nós poderíamos fazer algo diferente esta noite.
Spike: Como o que, você parar de choramingar por dois segundos?
Harmony: Bem, a gente podia... Não sei... talvez fazer um jogo?

Harmony/Buffy:

Harmony: Oh, eu vou enfiar uma estaca no teu coração! Eu estou indo atrás de você, seu vampiro mau e ruim e vou te matar! Eu estou chegando, e vou enfiar minha estaca bem enfiada, com os poderes de Caça-Vampiros que tenho, porque eu sou a escolhida-

Spike agarra Harmony com paixão.


 

Spike & Anya

Após levar um fora de Buffy, Spike, magoado, vai até a Magic Box para pedir a Anya que lhe arrange um feitiço que faça sua dor sumir. Anya, também magoada por ter sido abandonada no altar por Xander, ao invés de um feitiço, oferece a ele uísque e os dois, bêbados, acabam transando. Após o ato, sem jeito, eles se despedem e logo descobrem que seus ex-namorados, Buffy e Xander, viram tudo pela câmera instalada na loja pela [Troika] (Entropy). Mais tarde, Dawn vai à cripta do vampiro contar que ele "magoou muito Buffy" transando com Anya — e pergunta a Spike se ele a ama realmente (Seeing Red):
 
Dawn: Você a ama?
Spike: Não. Foi só... um dia ruim. Para nós dois. Nós bebemos um pouco e as coisas-
Dawn: Não a Anya. Buffy. Você a ama de verdade?

Spike fica quieto. A resposta é óbvia.

Meses mais tarde, quando Spike já conseguiu sua alma de volta e está morando com Xander (Sleeper), Anya é pega no quarto do vampiro vasculhando as coisas dele (ela acha que ele é um assassino em série) e tem que inventar uma desculpa rápida para estar ali. Ela diz que quer sexo, que não consegue esquecer aquela vez em que os dois estiveram juntos... Mas Spike, que só pensa em Buffy, recusa a oferta educadamente.


Spike & Buffy

Após inúmeras lutas, brigas, discussões e alianças forçadas entre Spike e Buffy, o vampiro acabou por se apaixonar loucamente pela Caça-Vampiros. Ele só se deu conta deste amor após ter sonhado que Buffy foi até sua cripta e os dois compartilharam um beijo apaixonado (Out of My Mind); Spike acordou assustado, não querendo acreditar no que seu subconsciente acabara de lhe revelar:
 

Buffy: Já chega. Spike, você é um assassino. Eu devia ter feito isto anos atrás.
Spike: Sabe o que mais? Faça. Faça de uma vez.
Buffy: O quê?
Spike: Acabe... com o meu... tormento. Ver você, todos os dias, aonde quer que eu vá, para todo o lugar que eu me viro. Tire-me... deste mundo... que tem você nele! Mate-me de uma vez por todas!
Buffy tem uma estaca nas mãos. Spike a agarra e a beija apaixonadamente. Ela corresponde ao beijo, depois se afasta, mas volta a beijá-lo

Buffy: Spike... Eu quero você.
Spike: Buffy, eu amo você. Deus, eu te amo tanto.

Spike acorda, assustado com o que acabou de sonhar; ao seu lado, Harmony continua dormindo

Spike: Oh, Deus, não. Por favor, não.

Quando Buffy o procurou para que o vampiro contasse a ela como matou duas Caças-Vampiros (Fool for Love), os dois foram ao Bronze, onde ele exigiu que ela lhe pagasse um prato de asas de galinha fritas e onde os dois jogaram sinuca. Ao final do "encontro", Spike tentou beijá-la, mas Buffy o rejeitou cruelmente:

Spike tenta beijar Buffy e ela se retrai, horrorizada

Buffy: O que você está fazendo?
Spike: Vamos, eu posso sentir, Caça-Vampiros. Eu sei que você quer dançar.
Buffy: Digamos que fosse verdade. Digamos que eu quisesse.

Buffy empurra Spike e ele cai sentado no chão

Buffy: Não seria com você, Spike. Jamais seria com você.

Buffy joga um monte de dólares (o pagamento que ele tinha pedido em troca de sua história) em cima dele

Buffy: Você é inferior a mim.

Buffy vai embora, deixando Spike chorando, tal qual William chorou quando foi descartado por Cecily

Não podendo ter Buffy, Spike começou então a entrar em seu quarto às escondidas para cheirar suas roupas, inclusive roubando algumas peças para levar para sua cripta. Certa vez, o namorado de Buffy, [Riley], pegou Spike em flagrante e ele se apressou a explicar que aquilo era uma coisa normal, coisa de predador, sentir o cheiro do inimigo abriria o apetite para à caça — mas Riley não acreditou muito na desculpa esfarrapada de Spike. Mais tarde, Spike acabou atrapalhando o namoro de Buffy e Riley, mostrando a ela que o namorado andava se deixando morder por vampiras de baixa reputação. O vampiro esperava a gratidão da amada por ter lhe aberto os olhos e quando isso, óbviamente, não aconteceu, ele ficou todo preocupado; em sua cripta, ele ensaiou suas desculpas (Triangle), com uma caixa de bomboms nas mãos — diante de um manequim vestido com uma blusa azul e peruca loira...
 

Spike: Hum... Tem uma coisa que quero te falar. Sobre ter te mostrado Riley naquele lugar. Eu não queria... De qualquer maneira, eu sei que você está se sentido traída — por ele, não por mim. Eu estava tentando ajudar, sabe. Não é como se eu tivesse feito ele ir até lá. Realmente tentando te ajudar. Melhor das intenções. Quero dizer, sabe, com certeza você estaria amigável com ele, achando que as coisas iam bem enquanto ele estava ficando doido. Oh, eu vou insultá-lo se eu quiser! Sou eu quem está do teu lado! Eu! Te fazendo um favor! E você sendo completamente intolerante sobre isso — eu, recebendo nada além do teu ódio e teu veneno e- sua cadela ingrata! Cadela!

Spike espanca o manequim com a caixa de bomboms; logo se arrepende e recomeça o "ensaio":

Spike: Buffy... Tem uma coisa que quero te falar.

Riley, furioso com Spike, foi até a cripta dele e enfiou uma estaca no coração do vampiro, que, sendo de plástico, não o matou — Spike quase morreu é de susto (Into the Woods). Os dois acabaram bebendo juntos e falando sobre a mulher que ambos amavam e por quem não eram amados — Buffy Summers:
 

Spike: Ora, você não é do tipo que tem relações duradouras e sabe disto.
Riley: Cale a boca.
Spike: Você sabe disto. Do contrário, não teria se deixado morder por duas vampiras prostitutas. A garota precisa de um pouco de monstro em seu homem... e isto não está na sua natureza... não importa quão baixo você tente descer.
Riley: Você acredita realmente que tem alguma chance com ela?
Spike: Não, não acredito. Mas a gente tem que tentar assim mesmo. Fazer o que pode.
Riley: Se você tocasse nela... Sabe que eu te mataria de verdade.
Spike: Se não fosse este chip na minha cabeça, eu já teria te matado há muito tempo. O amor não é formidável? Às vezes, eu invejo tanto você que chego a me engasgar. E às vezes, eu acho que estou na melhor situação. Estar tão perto dela e não tê-la. Estar completamente sozinho quando você a está segurando. A sentindo, a sentindo sob você. Em volta de você. O perfume... Não, você está na melhor situação.
Riley: Eu sou o cara de sorte. É. Eu sou o cara.

Buffy e Riley acabaram se separando e quando finalmente Spike teve coragem de insinuar para Buffy seu amor (Crush), a reação dela foi de horror:
 

Buffy: O que... é isto? As campanas tarde da noite, os falsos suspeitos, a bebida? Isto é um encontro?
Spike: Por favor! Um encontro? Você está completamente doida! Quer dizer — você gostaria que fosse?
Buffy: Você está maluco?
Spike: Não é tão incomum. Duas pessoas... no local de trabalho... sentimentos surgem.
Buffy: Não! Não, não, sentimentos não surgem. Nenhum sentimento.
Spike: Você não pode negar. Existe algo entre nós.
Buffy: Ódio. Nojo.
Spike: Fogo. Desejo.
Buffy: Por favor! Spike, você é um vampiro.
Spike: Angel era um vampiro.
Buffy: Angel era bom!
Spike: E eu posso ser também. Eu mudei, Buffy.
Buffy: O que, aquele chip na tua cabeça? Aquilo não é mudança. Aquilo está somente... contendo você. Você é como um assassino na prisão!
Spike: As mulheres casam com eles todo o tempo!
Buffy: Uhh!
Spike: Mas eu não sou... assim. Algo está acontecendo comigo. Eu não consigo parar de pensar em você. E se isto significa abandonar o mal-
Buffy: Você não sabe o que está dizendo! Você não sabe o que são sentimentos!
Spike: Eu sei muito bem! Eu passo todas as noites em claro!
Buffy: Você dorme durante o dia!
Spike: Sim, mas você não está entendendo o principal. Isto é real. Eu amo-
Buffy: Não! Não diga isto. Vou embora.
Spike: Ora, vamos, nós precisamos conversar-
Buffy: Nós não precisamos fazer nada! OK, não existe "nós"! Entendeu?

Passando por uma mudança de personalidade (primeiro por causa do chip e depois por causa do amor), Spike lentamente deixou de ser o brutal assassino do passado para tranformar-se num rapaz apaixonado, como qualquer mortal. E começou a assediar Buffy sempre que podia, com a esperança de um dia ganhar seu amor. Certa vez, Spike, sob a má influência da presença de sua ex-Drusilla, sequestrou Buffy e a acorrentou em sua cripta, a fim de forçá-la ouvir que ele a amava:
 

Buffy: O que está acontecendo?
Spike: Simples. Vou provar uma coisa. Eu amo você.
Buffy: Oh, meu Deus.

Buffy vira o rosto, não quer encarar Spike:

Spike: Não, olhe pra mim! Eu... amo você. Você é tudo em que eu penso. Sonho. Você está nas minhas entranhas... minha garganta... Eu estou me afogando em você, Summers, estou me afogando em você.

Enquanto Spike não conseguia convencer Buffy do seu amor (e cheirar suas roupas já não era mais o suficiente) ele encomendou um robô igualzinho a ela — a BuffyBot — e com ele se divertiu bastante, até que os Scoobies descobriram e tiraram dele o brinquedinho. 

Por muitas vezes, Spike sofreu com o desprezo de Buffy, como quando os Scoobies estavam no Bronze e Buffy diz claramente que não o quer sentado ao seu lado:

Spike toma "emprestado" uns trocados de Xander

Xander: A questão é que eu dei duro por esta grana.
Spike: E você está dizendo que eu não dei?
Xander: Você roubou.
Spike: E você não está tranformando isto num trabalho duro!
Xander: Escute, garoto oxigenado, eu não tenho um chip na minha cabeça. Eu posso fazer um estrago bem maior em você do que você poderia fazer em mim.

Spike, magoado, está com o olhar fixo em Buffy, que conversa animadamente com Ben

Spike: É? Como se você pudesse me ferir.

Para a história completa dos dois, consulte [Spuffy].
 

Opiniões de Spike sobre os ex-namorados e a vida amorosa de Buffy:
 

Sobre Angel — quem fala é a BuffyBot, mas a opinião, com certeza, é de Spike:

Willow: OK, é, você já esteve com um vampiro antes, mas... Angel tem uma alma...
BuffyBot: Angel é bobo. O cabelo dele é eriçado e ele é muito estúpido.

Sobreela ter caído na conversa de Parker e transado com ele:

Spike: Então, você deixou o Parker te comer, é? Não parecia que vocês se conheciam tão bem. O que foi preciso para separar os joelhos com covinhas da Caça-Vampiros?
Buffy: Você é um porco, Spike.
Spike: Ele bancou o cara sensível e deixou você seduzi-lo? Este é um bom truque se a garota é estúpida o suficiente para acreditar. Eu me pergunto o que deu errado. Você usou muita força? Machucou o garoto? Pensando bem, parece que alguém já me falou isto. Quem era mesmo? Ah, sim. Angel.

Sobre Riley — que é muito mais alto e maior do que Spike:

Buffy: Riley está doente, coisa da Iniciativa, e ele desapareceu.
Spike: Oh, querida, o grandalhão está doente? Me diga, ele vai morrer?

Buffy dá um tapa na cara de Spike

Buffy: Ele não é a única pessoa que pode morrer.

Buffy flagra Spike em frente a sua casa e pergunta o que ele está fazendo ali (ele só quer dar uma olhadinha em sua amada):

Spike: Sabe, eu só estou de passagem. Satisfeita? Sabe, eu espero que sim, porque só Deus sabe que você precisa de alguma satisfação na vida além de transar com o Capitão Papelão* e eu nunca gostei de você mesmo e... e você tem um cabelo horrível.

*CapitãoPapelão = Riley

Dizendo umas verdades para Riley:

Spike: ...O que você tem, um olhar penetrante, mocinho? Buffy prefere um tipo de homem e você não se enquadra. Ela gosta dos perigosos, durões, ocasionalmente com uns calombos na região da testa. Não que ela não goste de você... desculpe, Charlie, mas você não é suficientemente dark.

Buffyna festa da Universidade, no feriado da Primavera:

Spike: Mundo pequeno. Ah docinho, se um olhar fosse uma estaca de madeira. Está se divertindo, pet? Procurando seu próximo ex*?

*Ben

Buffy olha para ele com um olhar matador

Spike: Você pensa que eu ia deixar a cidade? País livre. Festa livre. Se quer que eu saia, você pode por suas mãos no meu corpinho sexy e me obrigar a sair.

Sobre os romances de Buffy:

Spike: Tenho que te dizer Cachinhos Dourados — você tem um gosto horrivelmente trágico para homens. Eu tenho uma prima casada com um demônio regurgitante que tem melhor instinto do que você.

Buffy está tendo problemas com um vampiro, Spike aparece e o mata:

Buffy: Eu não precisava de você. Eu nunca preciso de você, Spike.
Spike: Oh, eu entendi. Você só não gosta que eu faça o resgate, é isto. Preferia que fosse seu namorado, qual é- oh, espere, ele foi embora!
Buffy: Sabe do quê? Eu não preciso de um namorado, para me salvar ou por qualquer outra razão.
Spike: Não precisa ou não consegue manter? Você continua fazendo marcas na cabeceira, mas no final eles caem fora da cama e vão embora, não vão?
Buffy: Você é nojento.
Spike: Oh, ela fala grosso. Talvez seja este o teu problema, talvez você os espante. Ou talvez seja o contrário — você gruda demais. Ou talvez a tua beleza esteja acabando. O stress de ser uma Caça-Vampiros envelhece... As coisas já não estão tão em cima, tão firmes...
Buffy: Quanto mais eu te conheço, mais eu desejo que não tivesse conhecido.
Spike: Ou talvez você não consiga manter o interesse deles.

Sobre Richard, o garoto que aparece na festa de aniversário de Buffy — e que está prestes a virar "café da manhã" para um enciumado Spike:

Spike: Além disso, Richie, você não pode pular o café da manhã. Um garoto em idade de crescimento como você. Eu mesmo costumava adorar o café da manhã. Nos velhos tempos, a estas horas eu já teria comido.

A palavra final:

Spike: Sabe, a pobrezinha não consegue segurar um homem. Fica toda deprimida. Mais uns fracassos, e ela vai chorar nos meus ombros. Marque minhas palavras!