::Quadrinhos::


Giles

2018

Joss Whedon e Erika Alexander

Artista
Jon Lam

Editora: Dark Horse


01 - Girl Blue Parte Um
28FEV2018

GilesGiles

Enquanto Buffy, Willow e Spike estão internados em um "campo de concentração" (chamado pelo Governo de Zona de Segurança), Giles vai para Los Angeles e matricula-se em uma High School – a Living Legend Academy Charter School, cujo edifício abrigou uma fábrica de bombas no passado – para investigar recentes desaparecimentos de professores e alunos. Seu novo nome, sugerido por Buffy: Ralph Columbo.

Na escola, uma jovem estudante negra (usando uma jaqueta com um capuz com um penacho no alto e a [Constelação de Cassiopeia] estampada nas costas) e um garoto magricela chamado Truman estão descendo as escadas para o porão da escola (na parede, vemos um enorme reprodução do [símbolo internacional de risco biológico*]; o cheiro de pêssegos é forte e se ouvem cachorros latindo). Truman quer que a garota faça alguma coisa com ele e ela diz que "isso vai doer", enquanto prepara os punhos para o que parece vai ser um soco e tanto. Mas não dá tempo: do alto, do nada, tentáculos aparecem, agarram Truman e o levam embora. A garota foge.

*Curiosidade: [Fray] tem o símbolo tatuado em seu braço.

Logo no primeiro dia, Giles testemunha o bullying de uma menina negra (usando um vestido azul estampado com figuras de cavalos) por parte de três jovens procurando encrenca; ele tenta intervir, chamando a atenção para sua pessoa e o ódio dos rapazes se volta contra ele
– confusão acontece no corredor da escola como era de se esperar. Logo a Diretora aparece e manda todo mundo circular; a mochila de Giles desaparece.

Giles segue seu caminho e escuta alguém resmungando em uma sala, cuja voz ele reconhece: é seu velho amigo britânico Lloyd Addison. Ele entra na sala para ver o que está acontecendo com Addy, que está sentado no chão falando coisas incoerentes. Giles se "apresenta" e o amigo pergunta o que aconteceu com ele, por que está tão jovem... Addy é o professor de Matemática e Ciências na escola, o que Giles acha estranho, pois anos atrás ele era um cientista com um futuro promissor que traduzia a [Teoria das Cordas] para a NASA. Addy explica que um "cometa" passou por sua vida: Hazel, a quem Giles conheceu (e foi beijado por). A campainha anunciando o início da próxima aula toca e a conversa é interrompida deixando o pobre Addy, ainda no chão, ser atacado pelo tentáculo de uma criatura saída de debaixo da mesa. E ela parece feliz: ele reencontrou sua "mãe"... Rupert Giles!

Indo com pressa pelo corredor, Giles dá um encontrão com a jovem do capuz; os dois caem no chão e logo aparece um guarda de segurança acusando-os de estarem tentando fugir da escola; seu nome é Sheffield e Roux parece o conhecer bem, pois ela fala que ele "é tão cego quanto o irmão gêmeo", pois ela está no chão porque "o cara" (Giles) "deu um esbarrão em mim". Sheffield não quer nem saber de conversa e prende os dois "adolescentes rebeldes" juntos pelos pulsos e os leva para a diretoria.

Na ante sala, os dois ouvem uma conversa entre a Diretora e dois seguranças: eles falam que um estudante (Truman), a secretária da Diretora (Srtª Wong) e o Sr. Crowe estão desaparecidos. Giles pergunta para a garota ao seu lado qual o motivo de todos naquele lugar estarem tão irritados e/ou letárgicos, como se estivessem... a garota completa: virado zumbis? Giles quer saber o que está acontecendo e eles comentam também sobre o cheiro de pêssego que parece permear por todo o edifício.

Enquanto conversam, o "adolescente" Giles não consegue deixar de notar como a garota é atraente... ela conta que está ali para "observar" Girl Blue (a garota de azul) e Giles quer saber se ela é uma Vigilante; a garota diz que a protege dos bullies e é só. Giles também quer saber sobre a Diretora Boake e recebe como resposta que a mulher só se interessa por dinheiro. Giles finalmente pergunta qual é o nome da garota ao seu lado e ela diz para ele olhar para cima seu nome está pichado lá em cima: Roux.

Mais tarde, Giles vai até o porão, por onde as pessoas aparentemente desapareceram, e tem um encontro interessante com o espectro de um demônio lilás que o chama de "mãe". A criatura tenta possuir Giles, mas ele consegue escapar. Enquanto isso, Roux, que foi quem pegou a mochila de Giles, investiga os pertences dele e logo percebe que "Ralph Columbo" não é estudante coisa nenhuma.

Na hora do lanche, Giles vai até a cafeteria e encontra um lugar assombrado: todos os estudantes estão envolvidos em uma névoa lilás e tudo parece se mover em câmera lenta; ele conclui que se trata de um feitiço feito pelo demônio e que sua origem fica por perto. Ele se dirige para uma sala no canto da cafeteria e lá dentro encontra Mrs. Vega, assistente de professor, outra pessoa meio confusa que diz que é "a única que restou". Ela diz que avisou os outros, mas eles não a ouviram e foram "drenados". Giles nota que Vega está abrigada em uma sala com paredes protegidas com chumbo, antiga herança da fábrica de bombas, que bloqueia radiações, raios gama, raios-X, e por isso ela não foi afetada pelo feitiço. Mrs. Vega dá para Giles um espelho, dizendo que "só quando ele puder ver a si mesmo fora do espelho poderá então resolver o enigma dentro dele". Giles pendura o artefato no pescoço e vai embora.

Na rua, ele é atacado pelos mesmos 3 encrenqueiros que importunaram Girl Blue; eles querem o troco pelo que aconteceu mais cedo no corredor da escola. Quando a coisa está ficando complicada, eis que Roux aparece para ajudá-lo e ela tem uma arma poderosa: sua super-força vampiresca... Giles fica surpreso e um tanto quanto decepcionado, mas o socorro veio na hora certa. No entanto, quando Roux está para morder um dos garotos, Giles a impede e a afasta para bem longe dele usando magia. Os dois se confrontam: ele afirma que ela é uma vampira e Roux devolve que ele não é "Ralph Columbo". Ele então se apresenta como Rupert Giles, caçador e matador de... vampiros, Roux completa. No meio desta interação entre os dois, Giles não consegue se conter e diz que aquilo tudo é tão sexy... e os dois parecem se entender daí em diante.

Roux diz que pensou que Giles era a "cavalaria" e ele pergunta se ela o estava esperando; Roux diz que esperava alguém aparecer, não para ajudá-la, mas para matar o demônio, e quer saber se Giles vai matá-la; ele diz que por enquanto não, eles concordam em trabalhar juntos a fim de descobrir o que está acontecendo na escola e selam o acordo com um aperto de mãos; Roux tem uma tatuagem no pulso esquerdo: AIX.


02 - Girl Blue Parte Dois

28MAR2018
MorrisJovellanos

Giles e Roux conversam no corredor da escola sobre a parceria deles: ela diz que é temporária, que para ela a única coisa permanente é a morte. Ele diz que precisam localizar a origem da força que está drenando os cérebros das pessoas da escola; ele acha que é na cafeteria, mas acrescenta que não viu nenhuma brecha lá; a terra treme e Roux diz que é uma coisa normal por ali; então, cada um segue seu caminho.

Giles é "interceptado" por seu amigo Addy, que está escondido em um pequeno depósito de materiais de limpeza. Os dois se sentam na beirada de um tanque e o inglês conta como sua vida virou de ponta cabeça: um bilhete de loteria e uma garrafa de conhaque Hennessy acabaram em desastre. Então ele se mudou para a Califórnia, passou a surfar e se tornou professor. Giles pergunta o que está acontecendo na escola e Addy diz que no começo, era um bom emprego, os alunos estavam aprendendo, ele tinha todo o apoio que precisava, todos estavam felizes até que a... chuva aconteceu: três meses antes, uma chuva torrencial causou o aparecimento de um gigantesco buraco atrás da escola. Addy acrescenta que algo diabólico foi libertado e cheirava pêssegos.

Cheiro de pêssegos durante todo o dia e eu odeio pêssegos!

Addy continha contando que depois veio, aos poucos, um nevoeiro que parecia estar drenando seu cérebro. Giles pergunta quem foi afetado e Addy diz que todo mundo, professores desapareceram, os alunos agem como se fossem zumbis ou pior estão agressivos, zangados. Addy pega seu celular e tira uma selfie com Giles; podemos ver que seus olhos na tela estão agora na cor lilás; de repente, ele está comendo um pêssego; Giles pergunta surpreso "mas você não detesta pêssegos?" e Addy responde, enquanto saboreia a fruta: "detesto".

Giles vai então até a biblioteca da escola ela está fechada. Logo Roux chega e eles entram por uma janela com o vidro quebrado. O que Giles vê é uma "cena de crime": não há um único livro nas estantes da biblioteca. Roux diz que a equipe da Diretora Roux limpou o lugar 6 meses atrás e montou uma biblioteca digital, acessível por um portal. De repente, com os dois sentados no chão, aparece um cachorro parecendo bastante bravo e os encara; ele pula na direção deles, mas ao invés de atacá-los, pula para fora pela janela quebrada. Passado o susto, Giles sugere a Roux saírem juntos algum dia; ela topa, mas exige uma corsage.

Mais tarde, eles estão na sala da Diretora Boake: ela está toda amarrada em sua cadeira, vendada e pendurada no teto de ponta cabeça... Roux está com uma corsage no pulso, mas faz questão de dizer a Giles que aquilo não é sua ideia de um "encontro". Giles pergunta por que a Boake vendeu a escola para o grupo Webb Brothers e a mulher diz que "não vendeu, aderiu ao projeto deles", pois a escola era um buraco sem fundo em relação às despesas. Tudo ia bem até que Ed Crowe desapareceu, depois a Srtª. Wong e então o aluno Truman, o que trouxe a Polícia até sua porta.

Mais tarde, Giles e Roux estão no telhado da escola (ela ainda com a corsage) e conversam sobre a Diretora: eles acham que ela está bem mais envolvida com a coisa toda do que deixou transparecer. Giles pergunta por que ela está na escola, Blue nem mesmo sabe que ela a vigia, ao que Roux responde que a garota precisa de proteção, então ela a protege, é só isso.

No dia seguinte, Giles vai investigar o imenso buraco atrás da escola e acaba caindo dentro dele e é recebido pelo demônio que o chama de "mãe"... há cachorros no lugar também e um deles está sendo assado em uma fogueira; além dos pêssegos, a coisa aprecia carne de cachorro.

Giles pergunta se eles se conhecem e o demônio diz que Giles o criou, então isso o faz dele sua mãe. Giles acha que ele era outra criatura então; o demônio refresca a memória de Giles sobre uma batalha entre os dois "em novembro" e Giles lembra de um dragão vermelho viciado em pêssegos que derrotou e que devia estar morto. A criatura que se apresenta como Seed diz que isso não aconteceu porque no último segundo ele arranhou Giles com suas garras e tirou sangue dele, o necessário para sobreviver. Ele fala sobre Roux também, acusando-a de ter matado as 3 pessoas "desaparecidas" (Ed Crowe, Srtª Wong e Truman).

Seed é um empreendedor, ele é quem está por trás de todo o esquema, drenando a inteligência dos professores e lucrando com a sua ignorância: o demônio construiu uma traquitana mágica, que Giles tenta destrur jogando uma chave de fenda dentro dela; ele então é atacado. Roux chega para ajudá-lo e quase morre tostada quando Seed joga uma tocha ardente da fogueira em sua direção. Giles o distrai mostrando a ele um pêssego em sua mão; ele joga a fruta no estilo "pega!" em direção à fogueira e Seed não resiste... Giles e Roux estão livres para fugirem; mas Roux dá um soco na cara de Giles, que desmaia...

Já fora do buraco, Giles acorda e está todo amarrado, feito uma múmia (exceto pelos ombros e cabeça)... Roux quer ter certeza de que ele não vai matá-la. Giles pergunta sobre o garoto Truman, mas ela desconversa dizendo que ele fazia muitas perguntas que ela não podia responder. Ela acrescenta que ele pode perguntar o que quiser sobre ela e sugere sua casa; e sai carregando Giles nos ombros, enquanto cachorros latem raivosamente perto deles. Giles pergunta quem soltou os cachorros?


03 - Girl Blue Parte Três
25ABR2018
Arielle JovellanosDan
Jackson


Docas. San Pedro. Apartamento de Roux.

No elegante apartamento, muitos porta-retratos espalhados nos móveis (algumas mulheres desconhecidas) e no chão, um LP (Dang) e toca-discos, um palhacinho de brinquedo, um retrato de um homem barbudo e uma enorme estátua de Buda. Roux está contando sua história para Giles, o namorado; ele fez um feitiço que criou uma "janela mágica", por onde ele pode ver os fatos narrados por ela.

Dia. 1816. Plantação Remi, Condado de Owen, Louisiana, rio acima. Inferno na Terra.

O dia está completamente escuro devido a um eclipse solar*, cachorros uivam, cavalos estão assustados.

*Segundo a Wikipedia, aconteceu um eclipse em 19 Novembro de 1816.

Na fazenda, o dono, sua família, seus escravos, todos foram mortos por causa de dividas de jogos acumuladas pelo proprietário de Roux. O cobrador e seus dois assistentes, os gêmeos Sheffield, dois negros fortes e com caras de mau – não tiveram piedade de ninguém ali e agora era a vez de Roux, que tinha acabado de testemunhar o massacre de sua família.

Mas ela não morre naquele momento não pelas mãos do cobrador ou dos gêmeos, pelo menos. Com a faca ainda em seu pescoço, sua execução é interrompida por um vampiro muito antigo, que chega pairando sobre eles: suas face até já perdeu as características humanas (assim como [O Mestre]). Ele chega dizendo que "não bebeu" os gêmeos, que eles são um presente (ou um pesadelo) para Roux, que foram ligados à sua consciência "pelos pecados deles e para minha diversão"; eles a seguirão como uma sombra, para sempre. A chama de "minha Taara, minha estrela" e diz que em vida ela é fraca, mas que isso deve acabar. Que Roux é "mais forte que a morte, mais forte que os homens, que sempre foi". Então, o estranho vampiro a agarra, morde e a faz beber seu sangue: a transforma em vampira.*

*Pelo fato de ter a habilidade de pairar e de ter feito um feitiço criando um laço perpétuo entre Roux e os gêmeos Sheffield, pode-se dizer que Baldwin é um vampiro feiticeiro.

Em seguida, algo não muito comum acontece: o vampiro a leva até a beira do rio Bogue Falaya (ainda em Louisiana), a joga numa cova e avisa

Não saia até que você possa ver o amanhã.

E Roux ficou naquele buraco por 12 anos.

1828. Plantação C. Culpepper, Greenville, Carolina do Sul

Roux está trabalhando na colheita de algodão ainda como escrava, pois esta ainda não havia sido abolida na Carolina do Sul – mas as pessoas ao seu redor, outros escravos, logo percebem que aquela garota é estranha, ela não come, ela só trabalha durante a noite, ela não envelhece: ela é um demônio, um monstro! e a expulsam do lugar.

1862. Fredericksburg, Virginia. Batalha de Fredericksburg.

Durante a Guerra Civil, Roux está no "campo sangrento de batalha", se alimentando de "homens cruéis".

1872. Porto do rio Allegheny. Pittsburgh, Pensilvânia.

Um homem branco agride uma mulher negra; Roux testemunha o ocorrido e corre para salvar a vítima; ela dá uma surra no homem apavora a mulher.

1892. Rio Allegheny.

Se sentindo completamente renegada pelo mundo, sozinha, Roux decide voltar a hibernar. Ruminar. Sempre tendo os gêmeos Sheffield a seguindo, ela se enfia em um buraco, seu casulo, e dorme até o futuro chegar.

No presente, Giles e Roux estão deitados em almofadas espalhas elo chão; eles se olham, ele segura a mão dela. O momento romântico é interrompido pela chegada de... Truman. ele está bem vivo e bastante bravo com Roux: diz que é sua culpa (e de Blue também) por ele ter sido raptado por um demônio comedor de pêssegos e ter virado agora garoto de recados dele. Truman diz que logo todos vão estar recebendo ordens de Seed e manda Roux contar para "o namoradinho" sobre o "Sr. Crowe e Blue na sala da Diretora", acusando a garota de ser uma assassina. Roux se enfurece, põe sua face de vampira e parte para cima do garoto. Giles pega uma mochila – notando naquele momento que é a sua mochila desaparecida – e bate em Truman quando ele está com uma cruz ameaçando a vampira. Ele manda o garoto ir embora dali, que se ele não for, Roux vai matá-lo e se ela não o fizer, ele mesmo mata. Truman sai gritando para Giles tomar cuidado com as "manhãs cor de rubi".

Giles pergunta sobre Truman dizer que Blue é uma assassina e Roux diz que a garota não machucaria nem uma mosca; de repente, ela ouve alguém chamado seu nome* e diz que é Blue quem a está chamando. Sobre Truman, Roux diz que estava no porão com ele e achou que Seed o havia matado.

*O chamado está dentro de um balão de diálogo preto, como os usados para os diálogos do demônio Seed.

1816. Plantação Remi. Velho bosque de pessegueiros.

Roux continua contando sua história, com Giles assistindo como a um filme na tela da TV. Ela viu quando o vampiro – Baldwin era seu nome matou um feitor cruel e atirou seu corpo no poço; ela o considerava um herói. Roux achou que ele a mataria naquela noite, mas ele a tomou como uma aprendiz. Chamando-a de minha Taara, minha estrela, ele a marcou a ferro: AIX. Roux dava-lhe seu sangue e atraía vítimas para Baldwin; ela queria ser como ele, um monstro.

Giles insiste que Roux conte a ele toda a verdade; pelo que já viu, Giles se deu conta que Roux conheceu o misterioso vampiro que a transformou antes daquele fatídico dia que virou noite, pois a marca no pulso dela – AIX – ela já tinha quando os homens chegaram na plantação.

Com a lembrança de seu passado, de repente nomes começam a brilhar em dourado em seu corpo; nomes de suas vítimas – "só aquelas de que me arrependo". Giles afirma que ela é muito mais do que apenas uma vampira e ela diz que não é um monstro. Eles continuam assistindo à vida de Roux, enquanto que o chamado de sua amiga Blue continua.

1920. Pittsburgh, Pensilvânia. Fábrica de algodão.

Roux trabalha como faxineira em uma fábrica de algodão e fez amizade com uma menininha branca que trabalha na linha de produção (naquele tempo, o trabalho infantil não era proibido) – e que ganha muito mais do que ela. Roux não se importa; Ebba é sua amiga e ela seria capaz de fazer qualquer coisa pela menina. Elas passavam o tempo livre conversando à beira do rio, sobre seus sonhos e cicatrizes. Ebba amava contos de fadas e cavalos. Certa vez, ela avistou um e se pos na sua frente; para evitar que Ebba fosse esmagada pelo animal, Roux interviu segurando o cavalo com suas próprias mãos. Havia testemunhas; apenas por ser amiga de Roux, a pequena Ebba foi queimada viva pelos ignorantes que trabalhavam na fábrica. Roux matou todos eles. E quem é chamada de monstro é ela.

Enquanto conta para Giles a história de sua amiga, o cabelo de Roux começa a ficar azul. Roux se pergunta: monstros? Homens? Como saber a diferença? Giles quer saber o que aconteceu o que aconteceu com o Sr. Crowe e com a Srta Wong e Roux apenas diz que cuida de Blue, nada mais importa. Giles responde que para ela pode ser, mas o trabalho dele "é caçar... lutar contra demônios, vampiros e as forças do mal e existe uma escuridão na escola". E acrescenta: mas... você pode ter uma alma. Roux pede para Giles olhe para ela, seja seu Juíz e jurado: você acha que tenho uma alma? Giles olha em seus olhos e lembra do que a Sra Vega disse há um tempo atrás:

Quando você puder ver a si mesmo fora do espelho poderá então resolver o enigma dentro dele.

Deitados no chão entre as almofadas, Giles e Roux se beijam.

Acordam mais tarde com os latidos dos cães lá fora. Giles pensa "ela é uma salvadora" e que dever ser mais do que uma vampira. No meio da bagunça da sala se encontra uma garrafinha para bebida com um nome gravado: Crowe.


04 - Girl Blue Parte Quatro
23MAI2018
Steve MorrisJovellanos

Giles e Addy (o professor meio aloprado) vão até o buraco onde Seed fez seu lar, agora vazio, sem o demônio ou cachorros esperando para serem assados na brasa. Giles diz para seu amigo britânico que sente que Seed está planejando um ataque e Addy faz um rápido resumo do que vem acontecendo na escola:

O cérebro é um condutor que é capaz de captar vibrações inconscientemente e que, sob a influência de uma fonte secundária cósmica, pode ser controlado é a telepatia sendo usada como arma, uma guerra invisível. O que Seed tem feito é mexer com a cabeça das pessoas, suas mentes.

Giles continua:

Transmitindo sinais invisíveis*, Seed interrompeu nosso delicado sistema neural, bloqueando a habilidade de pensar.

*Usando o pequeno protótipo que Giles achou no buraco em outra edição

Addy concorda, dizendo que dispersando o link pela atmosfera, o sinal vai encontrar rapidinho hospedeiros – e que quanto mais jovens, melhor; Giles acrescenta que uma escola de Ensino Médio é um local bastante fértil para isso acontecer, melhor ainda em uma escola mergulhada no caos, onde poucos veem ou se importam com alguma coisa. Giles continua: Seed é ganancioso e por ter conseguido o patrocínio dos Webb Brothers, ele agora tem capital para ir mais além com seu plano. O demônio descobriu uma maneira de turbinar o processo, super-carrengando uma via de energia bloqueadora de inteligência, permanentemente desenhando um caminho irreversível. Giles acha que é muito tarde para salvar as pessoas na escola, ao que "Addy" responde:

Não desamine ainda, talvez percorrendo o caminho reverso do processo um pode encontrar a cura.*

*Seed costuma se referir a ele mesmo como "um".

Giles diz que Seed fez um protótipo naquele maldito buraco, mas para algo maior ele vai precisar de uma fonte de energia muito mais poderosa, um portal, e lembra que Truman tinha o alertado sobre "manhãs cor de rubi", a cor do céu durante um eclipse total do sol e que naquele mesmo dia irá ocorrer um eclipse. Ao que Addy responde:

Bingo, aí está o seu portal, mãe.

Giles se surpreende e "Addy" continua:

Um pode usar o fenômeno celestial e dirigir os poderes para um gerador molecular. E então, boom, todos perderão suas mentes para sempre!

Giles, vendo que Addy foi possuído por Seed, bate nele com um cano e o deixa inconsciente. Ouve-se a voz de Seed dizendo "lembre-se de novembro.  Vejo você no inferno, mãe!"

Giles chama uma ambulância para Addy; eles conversam sobre Seed e Addy diz que ele é muito perigoso, acrescentando que Giles deve procurá-lo em algum lugar alto; a ponte St.Thomas, nas proximidades. chama a atenção dele. Giles promete ir atrás de Seed, numa afirmação dramática, enquanto ao seu lado um cachorro uiva o acompanhando...

Mais tarde, Giles está no laboratório de Addy na escola falando com Willow pelo telefone. Giles contou a ela, como Seed está ligado a ele por ter usado seu sangue para ressuscitar a si mesmo. Giles diz que pretende matá-lo fazendo seu coração parar antes que o demônio possa a se ligar a qualquer coisa viva. Willow diz que, assim como Seed, Giles pode usar o eclipse para aumentar seus poderes mágicos. Eles falam sobre Roux também Will concorda que Roux é uma vampira especial, diferente, mas que Giles tome cuidado com ela, pois ela pode ter matado o professor e pode vir a matá-lo. E que ele, Giles, pode ter que matá-la... há esperança, porque não conhecemos o futuro, porém conhecemos a natureza (vampiresca) de Roux. Giles argumenta perguntando se foi a natureza que o fez ressuscitar em um corpo adolescente e Willow diz que não, foi magia, magia negra mas ele ainda assim é humano.

Sou mesmo, Willow? E realmente sabemos o que está em nossa natureza?

Giles desliga o telefone e diz alô para Roux (ainda de cabelo azul) – ele sabe que ela está ali o observando. Ela diz que ouviu toda a conversa: sobre ela, sobre matar Seed durante o eclipse, sobre matá-la... Giles quer saber porque Roux matou o professor Crowe e ela diz que ele "era uma ameça a todos os estudantes, mas principalmente para Blue" e que seu fim "era inevitável". Então revela como as coisas aconteceram: Blue e Truman estavam de castigo em uma das salas da escola, com Crowe os supervisionando. Blue a esta altura já estava com a mente confusa pela bomba emburrecedora de Seed. Em um momento de fúria, Blue pegou um enorme e pesado livro da mesa e acertou Crow com violência; ele desmaiou e Truman achou que ela o tinha matado. Roux estava escondida no forro do teto da sala e viu tudo e enquanto Truman corria para a sala da Diretora, ela se revelou a Blue, se apresentando como sua protetora. Contou para a garota que a vem protegendo, que ela é mais forte do que imagina, que ela vai sobreviver e prosperar que a vida dela tem valor. Em seguida, Roux mandou Blue ir embora e matou Crowe. Giles quer saber também sobre a Srtª Wong e Roux explica que ela uma mulher infeliz que se suicidou; ela apenas não a impediu de cometer o ato.

Continuando a conversa, Roux diz que se as coisas piorarem, não deixará que Blue sofra: vai transformá-la em vampira, para horror de Giles. Roux diz que merece Blue, que quer ser feliz. Giles diz que não pode permitir que isso aconteça e os dois começam a lutar, Roux com sua face de vampira. Roux consegue fugir para o corredor, onde todos os estudantes já estão com suas mentes completamente comprometidas, andando desnorteados de um lado para o outro. Giles corre atrás com uma estaca, mas não tem coragem de matá-la. Blue aparece com um livro nas mãos e está prestes a atacar Giles, quando Roux a impede e a agarra, levando-a embora; para parar Giles, ela convoca os gêmeos Sheffield; ele consegue escapar, mas não por muito tempo. Agarrado de novo, Giles é trancado no depósito de produtos de limpeza (onde, na parede, está grudado o palhacinho que Ebba usava no vestido). Roux, do lado de fora, fala com ele:

Desculpe Giles. Eu gostei de segurar sua mão, eu gostei muito de você.

Giles implora para que ela não machuque Blue e então ouve Roux dizer para os gêmeos para que não deixem Giles escapar e que... cuidem de Blue. Giles entende que a intenção de Roux nunca foi transformar Blue – e que ele quase a matou por isso. Então ele decide que não vai deixar Roux lutar contra Seed sozinha (pois está era a verdadeira intenção dela); ele, por ter uma ligação de sangue com o demônio, pode localizá-lo facilmente e que, além disso, só precisa dar um telefonema. Giles liga para Dawn e pede à garota que abra um portal entre o depósito e a ponte St. Thomas em San Pedro.

Na ponte, Giles está preocupado em localizar Roux; Seed já está lá no alto, prestes a ligar sua diabólica máquina, super-carregada com a energia do eclipse solar. O demônio vê Giles e manda um raio para cima dele, que se desequilibra e está para dar um mergulho doloroso no mar quando Roux chega e o salva. A vampira o deixa na parte inferior da ponte, onde fica impossível para ele subir até Seed. Roux vai até onde a máquina está usando seus próprios cabos de força e surpreende Seed agarrando-se ao demônio e se amarrando a ele com um cabo cortado com energia elétrica fluindo perigosamente. Roux força a descida até a altura que Giles está e diz para ele que tudo está bem, que ela bolou um plano não há vida nela que possa ressuscitar Seed, e ele não pode matá-la, pois ela já está morta e acrescenta:

Para nosso próximo encontro, cinema e jantar já está muito bom. Eu amo você Giles.

Então Roux eletrocuta a si mesma com o cabo e ela e Seed despencam para o mar. Giles pula logo em seguida, atrás de Roux. No fundo do oceano, ele faz um feitiço que cria uma bolha de ar para que ele sobreviva e os dois possam conversar.

O demônio Seed... está morto. Nós conseguimos

Giles diz que foi ela quem conseguiu, mas que agora está machucada, queimada, e pergunta se ela pode se recuperar; Roux diz que não – e que não quer. Giles diz que ele quer que ela se recupere, oferece seu sangue, mas Roux recusa. Ela está muito cansada. Ele diz que não a deixará morrer, que vai fazer um feitiço e trazê-la de volta, mas Roux diz que a morte não vale a pena ser vivida. Giles diz:

Eu amo você Roux.

E ela morre em seus braços. Giles é visto chorando sobre um pequeno túmulo no fundo do mar, onde uma pedra com os dizeres "Roux está viva" marca o local.

Mais tarde, na escola, vemos que as coisas voltaram ao normal, os estudantes não estão mais "estupidificados", Addy está dando suas aulas novamente, Blue está tranquila (e Giles promete que vai ficar de olho nela). A Diretora Boarke deixa o local envergonhada (após ter vendido a instituição para os Webb Brothers e aceitando suas condições, como se livrar de todos os livros e digitalizar todo seu conteúdo). Os únicos que parecem não ter escolha são os gêmeos Sheffield: eles estão impassíveis nas docas esperando por uma Roux que não voltará jamais.*

*Mas se os gêmeos foram ligados a Roux, à sua consciência, não estariam eles livres do feitiço se ela estivesse realmente morta? Ela pode estar simplesmente hibernando novamente; não foi mostrado ela virar pó, afinal de contas. E qual a razão do túmulo marcado no fundo do mar? Se fossem cinzas, elas ficariam espalhadas no solo...


FIM


Observações

Roux tem uma forte ligação com água:

  • A fazenda onde Roux era escrava em Owe County, Louisiana era localizada às margens de um rio;
  • Roux encontrou pela primeira vez o vampiro Baldwin ao lado de um poço;
  • AIX, a marca que Baldwin fez em seu pulso, significa águas em francês antigo;
  • Logo depois de ser transformada em vampira, Baldwin a jogou em uma cova à beira do Rio Bogue Falaya;
  • Um dos lugares que Roux escolheu morar foi Pittsburgh, Pennsylvania onde costumava frequentar o porto do Rio Allegheny e em cujas margens escolheu hibernar pela segunda vez;
  • O apartamento de Roux é localizado nas docas San Pedro (Los Angeles);
  • Finalmente, seu fim aconteceu no fundo mar.

Roux tem uma estátua de Buda em sua sala e quando Giles comenta que ela é uma vampira budista, ela não o corrige; algumas coisas no texto podem ser conectadas com o Budismo:

  • Baldwin chama Roux de “Taara, minha estrela” (ela tem a [Constelação de Cassiopeia] em seu casaco) e Giles diz que ela é uma "Salvadora": Tara (em sânscrito Tārā, provavelmente "estrela", e, para os tibetanos, Drol Ma ou Jetsün Dólmã, "Salvadora") é uma deidade feminina do budismo Vajrayana ("Caminho Diamantino", que simboliza a sabedoria que discerne agudamente como um raio). [Fonte: Wikipédia]
  • Ebba, a amiguinha de Roux nos anos 1920, ama cavalos; Blue, a garota que Roux protege no presente, usa um vestido estampado com cavalos, o que sugere que este é seu animal favorito
    e também que pode haver aqui uma sugestão de Renascimento, um conceito do Budismo: Segundo o ensinamento budista, há um ciclo de mortes e renascimentos para os seres vivos chamado Samsara. Esse ciclo pode e deve ser transcendido por meio da prática do Nobre Caminho Óctuplo. Algumas fontes, principalmente advindas da Teosofia, atribuem a esses renascimentos características similares às da reencarnação e a palavra reencarnação é inclusive usada com frequência para se referir aos renascimentos. No entanto, é geralmente aceito pelos instrutores budistas atuais que, em vista das doutrinas budistas de anatta (não-eu) e anicca (impermanência), reencarnação é um conceito considerado por muitos como incompatível com o ensinamento budista. [Fonte: Wikipédia]
  • Roux foi transformada em vampira em um dia de eclipse total do sol; algumas correntes do Budismo acreditam que, durante um eclipse solar, podem-se alcançar os mais altos, médios e baixos desempenhos.

Pêssegos

  • Roux conhece Baldwin em um velho bosque de pêssgueiros na fazenda onde é escrava; Seed AMA comer pêssegos.
  • Na mitologia chinesa existem os Pêssegos da Imortalidade; eles são consumidos devido às suas virtudes místicas capazes de conceder longevidade aos que os comem;
  • O pêssego é uma das três frutas sagradas do Budismo e simboliza longevidade.

Cores - Azul e Vermelho

  • Roux em francês significa vermelho;
  • Seed em uma vida anterior já foi um dragão vermelho;
  • O nome da garota que Roux protege é Blue, azul em inglês;
  • A cor representativa da água é azul;
  • Blue usa um vestido azul;
  • O cabelo de Roux se torna azul;
  • Ela certamente se sente triste, cansada e melancólica (feel the blues, em inglês)

Conotação política

A minisérie é uma criação de Erika Alexander com Joss Whedon e ambos (Democratas) são fortes ativistas políticos:

  • O caos na escola fictícia, cuja diretora incentivou quando aceitou dinheiro de fontes suspeitas e com segundas intenções, e a máquina "estupidificadora" de Seed são um comentário sobre a situação da educação em algumas partes do EUA;
  • Seed fala para Giles em duas ocasiões "lembre-se de novembro!" Novembro é o mês das eleições presidenciais nos Estados Unidos; Seed foi o demônio que foi aparentemente derrotado em novembro, mas que retornou forte e com planos ainda mais malignos – Democratas x Republicanos, talvez?
  • Nos últimos painéis da edição #4, vemos um estudante usando uma camiseta com uma estrela vermelha estampada.





[VOLTAR]